15 novembro 2006

Parabéns Sr Vital !!!

No início de 2004, o marceneiro Vital Vilela da Silveira, de 51 anos, incomodado com a quantidade de sujeira presente no Rio Atibaia, que passa perto de sua casa, em Paulínia, na região de Campinas, interior de São Paulo, iniciou um projeto que previa a instalação de uma máquina capaz de retirar boa parte do lixo existente naquelas águas. Também a construção de um galpão para a reciclagem desse lixo. “Desde criança eu gosto de natureza. Ver um rio da importância do Atibaia nessa situação era muito triste”, comenta.
Com os estudos interrompidos ainda na 4ª série do ensino fundamental e sem dinheiro para investir no projeto como gostaria, Vital conseguiu, após um ano inteiro dedicado à elaboração da máquina, colocar em funcionamento um protótipo às margens do Rio Atibaia, responsável pelo abastecimento de água para várias cidades do interior paulista. Uma esteira, movida a um motor a gasolina, levava o lixo empurrado por uma roda de água até uma das margens, de onde seria recolhido posteriormente. Numa situação de enchente, a máquina mostrou-se capaz de retirar até uma caçamba de lixo por hora.
Protótipo em funcionamento e resultados em mãos, Vital tentou entrar em contato com as empresas da região, mas encontrou várias dificuldades. “Não tenho estudo e não conheço nenhum político, ninguém influente. As poucas empresas que me atenderam disseram que não tinham dinheiro para investir”, explica. A máquina, que deve ser feita em alumínio, custa cerca de R$ 128 mil.
Somente no início deste mês, quase três anos após o início do projeto, Vital conseguiu uma resposta positiva da prefeitura de Paulínia, que demonstrou interesse em ajudá-lo. “Entreguei o disquete com todas as informações sobre a máquina e eles vão abrir concorrência para as empresas que se interessarem.” A previsão é de a máquina seja instalada já no primeiro semestre de 2007. Será o primeiro grande passo de um projeto de conscientização ambiental elaborado por Vital. “Depois da máquina instalada, chegará a hora de se construir o galpão de reciclagem. Quero convidar as escolas. É importante que a criançada veja o que consegui fazer sozinho. A gente precisa ensinar que não adianta nada a cidade crescer às custa das natureza”, comenta.
Pronto para ver seu invento fabricado e funcionando, Vital se emociona. “Nem acredito que estou conseguindo. Isso é o maior sonho da minha vida”, explica, consciente de que, além de realizar um desejo pessoal, dará um grande exemplo para os jovens. “Eles sofrerão muito mais por causa do descaso com a natureza existente nos dias de hoje.” Fonte: www.estadao.com.br

Exemplos assim são fantásticos e, mesmo pequenos e com pouco recurso, sempre é possivel fazer algo pela sustentabilidade do planeta. Já fez a sua parte? Você separa produtos na sua casa para reciclar? Você vai trabalhar de ônibus? Você plantou alguma árvore já? Se não em nenhum exemplo anterior, então mexa-se!!!

Nenhum comentário: