17 junho 2009

Cotas raciais

Tenho duas coisas a dizer sobre as cotas raciais:

1) é a afirmação de que os negros são menos favorecidos mentalmente, como seria qualquer outro grupo da sociedade que recebesse benefícios através de cotas. E ao meu ver não são. O problema que os negros, os indios, os brancos, os mamelucos, os caboclos enfrentam é a dificuldade de acesso a uma escola boa, acesso ao curso bom não está na cor da pele ou origem, está num sistema de educação fraco e mal estruturado, que afeta a todos não somente os negros. É a maior estupidez criar essas cotas e deixar alguém que, mesmo vindo de escola pública, conseguiria com muito esforço passar num vestibular e ser barrado por não ter vagas porque foi preenchido por outro simplesmente pela cor da pele. Isso é justo também? Quer-se corrigir um problema histórico gerando outro? E a teoria do mínimo esforço, que garante a você, pelo fato de ser negro, o direito de entrar numa universidade de boa qualidade sem ter boas notas ou ter se dedicado aos estudos. Muito justo não? Isso gerará preconceito e mais discriminação.
2) E pior: mesmo com essas cotas, o que será feito pela melhora do ensino de base no Brasil? O que garantirá que essas cotas são provisórias até ter um sistema de ensino adequado a todos? Que metas os governantes em todas as esferas da democracia brasileira comprometeram-se públicamente para entregar esse serviço a sociedade? Em quanto tempo será entregue isso? Num país como o Brasil onde tudo é feito reativamente, qual é o plano preventivo para corrigir as difenreças históricas?

Ao meu ver, outro problema criado sem resolver o primeiro.

Um comentário:

Cida disse...

oi meu querido amigo, aceito suas opiniões, seus sentimentos, mas o que me importa é seu ser gostar do meu e o meu ser sempre sentir que te ama muito, independente de cotas.
adoro ler você e sentir saudade da nossa amizade e matá-la com seu bom dia e abraço que toca meu coração...
um beijo pra você