04 junho 2008

Uma mão rouba a outra

Numa daquelas conclusões de arrepiar os cabelos, vemos o Brasil numa incoerência tamanha e assutadora, que é governada por um Presidente semi-analfabeto, que pouco faz para mudar a realidade do pobres do país.
Digo isso porque é lamentável que pobres paguem 44 % mais de impostos do que os mais ricos. Ou seja, a tributação total sobre a renda do pobre é maior do que sobre a renda do rico.
Isso se dá devido a tributação mais pesada ser cobrada da maneira indireta, ou seja, em todas as fases produtivas sobre alimentos e bens de consumo. E os mais pobres concentram seus gastos em alimentos e produtos de sobrevivência, onde a tributação é maior. Já os ricos, mesmo pagando um Imposto de Renda maior, não gastam a maior parte dos salários em alimentos, o que explica em parte a concentração de renda.
Tudo isso é o mesmo que afirmar que, por um lado o governo ajuda os mais pobres com bolsa familia, mas também retorna grande parte deste investimento em impostos, o que reduz o efeito benéfico deste apoio social. E fica a pergunta: Isso é distribuição de riquesa e renda? Isso é ajudar aos pobres?

Nenhum comentário: